Vida Doméstica: Almoço de sábado [1]
Para Jack Sparrow
Cozinhar para uma pessoa pode ser uma coisa desanimadora. Entretanto, a parte boa disso é poder fazer coisas experimentais, da sua cabeça, já que a única cobaia, a única pessoa que terá que arcar com as consequências (leia-se resultado final da 'receita') é você.
Não poder se deter muito tempo na cozinha também pode ser um problema, já que, particularmente, estou sempre na correria. Então, o negócio é ser criativo, ter alguns ingredientes-chaves em casa e uma disposição mínima.
Segue então o almoço de sábado, que ficou beeem básico e beeem leve, mas que também me deixou beeem satisfeita.
Salada
1 pepino japonês
1 alface americana
sal
molho shoyu
Lave os legumes, pique o pepino e rasgue as folhas de alface. Acrescente um pouco de sal, mas pouco, porque o shoyo já é bem salgadinho. Aí adicione o shoyo.
Atum
1 lata de atum (de preferência em água, mas eu só tinha em óleo, bah!)
1 tomate (de preferência italiano, mas usei outro bah!)
1 cebola pequena (eu não tinha e não ia sair para comprar, mas deve ficar bom hehe)
sal
azeite
tempero pronto de cebola, alho e salsa.
Tempere com azeite o atum e o tomate picado. Acrescente o sal e o tempero pronto. Misture bem. Esse tempero é o seguinte: ele fica bem com qualquer coisa!
E não tem sódio nem conservantes. Estou dizendo isso porque me ligo muito em temperos, só que alguns deles são verdadeiras bombas de sódio e daquelas substâncias não mui amigas do nosso organismo.
Atum e sardinha em lata são coisas bem legais de se ter em casa. Pintou a fome é abrir a lata, temperar bem e você já tem sua fonte de proteína. E ainda dá para misturar com molho de tomate para o macarrão.
Para completar, arroz fresquinho! Lembrando que para arroz, é sempre o dobro de água, ou seja, um copo de arroz = 2 copos de água.
Fazer um almoço gostoso sem dramas faz parte da caixinha das pequenas felicidades da vida doméstica, daqueles que estão se virando bem e contentes.
Comentários