Pizza!

Sábado é dia de pizza. Acho que não tem nada mais sabatino para mim. Sábado é dia de trabalhar, comer pizza e capotar assistindo “Trouble with the tribbles” – pelo menos foi isso o que ficou do meu sábado passado ¬¬ Na pizzaria, matutei com meu pai sobre questões de extrema relevância concernentes às pizzas (o que em bom português poderia ser traduzido como “os nomes estranhos que as pizzas têm”). Pude dividir tal sério estudo em seis categorias:

Regionais
- Baiana (calabresa moída, pimenta e cebola)
O lance é a pimenta, né?
- Caipira (peito de frango desfiado, milho verde, cebola e catupiry)
Dá até para imaginar o cara criando galinha e plantando milho !
- Carioca (atum, palmito, ovos, cebola e mussarela)
Não estou muito por dentro da cultura carioca, então alguém por favor me explica :)

Subjetivas
- Apetitosa (mussarela, fatias de calabresa, ovos e parmesão ralado)
Apetitosa do ponto de vista de quem? Há! Eu definitivamente não comeria e caso comesse, não precisaria me alimentar durante uns três dias, logo que tais ingredientes garantiriam minhas necessidades diárias por mais de um dia.

Curiosas
- Lambada (salame hamburguês, catupiry, lombo candense e cebola)
Sugestão de consumo: em jantares dançantes.
- Amor perfeito I (presunto picado e catupiry)
- Amor perfeito II (presunto, azeitonas sem caroço e mussarela)
O mistério permanece: De onde raios tiraram esse nome? Flores são amigas e não comida e tenho a impressão que o elo entre as duas é o presunto. Piorou! Presunto e amor-perfeito não tem nada em comum – pelo menos do meu ponto de vista. A não ser que eu esteja sendo subjetiva dessa vez...

“Neologistas”
- Galinhola (peito de frango desfiado, cebola e catupiry)
A primeira vez que li, li /galinhóla/, acho que por associação com graviola, craviola, vitrola etc. Quando vi que “cebola” fazia parte da composição, achei que o nome ficava ainda mais estranho, porque /galinhôla/ não parece palavra do português.
- Alcatum (atum sólido, cebola, mussarela, alcaparras e parmesão)
Soa mais natural do que o “sabor” acima, todavia, aqui a cebola é terminantemente excluída.

Complexadas
- Alho e óleo (mussarela, rodelas de tomate, alho e óleo)
Se eu fosse uma pizza de alho e óleo, na certa sofreria de crise de identidade: pizza e macarrão são comidas italianas, mas veja lá que têm as suas (muitas) diferenças...


Regionais/Patrióticas
- Napolitana, - Romana, - Calabresa, - Portuguesa, - Americana, - Romanesca, - Toscana
Essas nem tem muita graça comentar, já que são mais tradicionais. Entretanto, gostaria mesmo de saber se os ingredientes têm a ver com os lugares de origem ou se e tudo aleatório...



O moço que atendia os telefonemas ficou em olhando e disse que, se eu quisesse, podia pegar um panfletinho, assim não precisaria anotar os nomes das pizzas na minha agenda. Não sem algum embaraço, explique que estava copiando os nomes mais inusitados.


A propósito, a quem possa interessar, minha pizza favorita é a de escarola ;)

P.S. Aposto que os caras que criam os nomes das pizzas são os mesmos que escolhem os nomes das operações policiais :)

Comentários

Luka disse…
Uma vez fui pedir pizza aqui perto e no cardápio encontramos uma tal psicodélica... LSD na pizza? hahaha adorei o post! Aqui em casa o dia da pizza é sexta! E a minha preferida é milho com catupiry! Beijos
biel disse…
bom, eu não tenho nenhuma história pra contar a respeito de pizza, mas ouvi um camarada dizendo que "estava louco pra comer uma baiana" e a garçonete que o atendia olhou com certo desprezo. não poderia ser de outra forma considerando-se que ela vinha de lá!
e a pizza favorita acho que a marguerita!
embora eu seja um ogro que consegue comer 23 pedaços de pizza num rodízio! hehe!

Postagens mais visitadas