Isso é amor

Conversando com uma colega de trabalho. Falávamos de uma conhecida dela:

- Ela era bem novinha, engravidou e se casou com o rapaz, dez anos mais velho do que ela. O cara ameaça bater nela caso ela saia de casa e ela morre de medo - ela comenta.
- Nossa! Que situação... - eu digo.
- Ela não consegue se livrar dele: quer estudar, mas ele não deixa; quer trabalhar, mas ele não deixa. Eu digo para ela largá-lo, mas ela diz: "ele me ama!". Além disso, ela tem medo dele, naturalmente. Aí eu pergunto: isso é amor?
- Não! - respondo veementemente.
- Sim! Não nego que o cara a ame, ainda que a maneira dele...

Tem coisas que não combinam com amor. E essa coisa de "Ah! Ele(a) gosta dela(e) do jeito dele(a)" tem limite. É uma pena que as pessoas não percebam isso. Tem coisas que não se pode tolerar, violência é uma delas. Violência e amor não coexistem. Se há violência, não há amor. A despeito da definição de amor que você tenha.

Não estou dizendo que existe um padrão de coisas (ou melhor, uma cartilha) que se deva seguir para estar com o ser amado. Só digo que tem coisas pressupostas. Como se fossem os dez mandamentos! E o primeiro deles, para mim, seria:

1) Respeitar o ser amado.

O respeito engloba outros trilhões de coisas em si, por isso da minha escola. E pensando bem, esse primeiro mandamento deveria ser mais abrangente:

1) Respeitar as pessoas. Ponto.

Talvez eu seja ainda muito jovem para definir o que é amor. Entretanto, consigo definir com certeza aquilo que ele não é.

Comentários

Sirius disse…
O verdadeiro amor não prende, liberta; e sim, existem diversas maneiras de amar e demonstrar isso, mas não com bofetadas! entre tapas e beijos é coisa de música antiga e cafona!
Respeito às pessoas ao nosso redor é uma questão que extrapola a relação homem-mulher e deve se extender ao mundo todo e a todo mundo. Isso é algo que falta nos dias de hoje...

Postagens mais visitadas