Todo macaco velho já foi novo um dia

Porque isso cansa a minha beleza. Isso o quê? Essa mania de gente mais velha jogar a sua experiência na minha cara. Claro, não desprezo sua vivência  e tudo aquilo pelo que já passaram.  Gosto de ouvir sobre o que já viveram e aprender com isso. Mas será que eles já pararam para pensar que não é porque serviu para eles que serve para mim?

Sim, eles me apresentam suas verdades absolutas e universais numa bandeja de prata, esperando, naturalmente, que eu aceite tudo e lhes seja eternamente grata. E ai de mim se questionar qualquer coisa! Uma ingrata! É assim que serei chamada. Aliás, já fui.

O mundo tem mudado tanto nos últimos tempos que muitas coisas já não fazem sentido. Conselhos e similares se tornam anacrônicos ou inviáveis. E como eu explico isso? Ingrata! Estava mesmo conversando com C., o dobro da minha idade, e, depois eu eu ter reclamado sutilmente que recicla-se muito pouco no Brasil, ele me disse, entre outras coisas:

- Ah vocês jovens querem que as mudanças ocorram muito rápido!

Sim, com aquele olhar paternal beirando uma certa arrogância. O fato é que as mudanças tem ocorrido muito rápido - das mudanças ambientais às comportamentais. (Parêntese: a garota de 11 anos aparece com uma marca escura no queixo e eu lhe pergunto se ela tinha caído. Qual não é a minha surpresa com sua resposta: "é um chupão". Aí me sinto muito velha porque acho um absurdo uma menina de 11 anos estar nessas...). Às vezes, parece que estamos num turbilhão de acontecimentos e temos que decidir e resolver as coisas logo. O que é diferente de ser imediatista. O mundo hoje exige que as coisas sejam resolvidas logo.

O tempo é outro. Quando digo isso, não só quero dizer que não estamos mais na década de 70, mas que o tempo, apesar de ainda ser medido por relógios, se tornou outra coisa. E se não tomarmos cuidado, somos tragados por ele.

Eu acho engraçado as pessoas da minha idade que sustentam a aura de "eu sou uma pessoa vivida", quando de fato não são. Já conheci pelo menos duas pessoas assim. Eu não me impressiono fácil e sei que tem certas coisas que só o tempo trás. Assim, se alguém vem com a história de "eu conheço bem as mulheres, entendo delas" com aquele ar arrogante de adolescente que não se resolveu, bom, aí a arrogante sou eu:

Por fora, ela sorri um sorriso simpático. Mas, por dentro, alça as sobrancelhas, põe as mãos nos quadris e diz em tom de mofa:

- Você sabe tanto da vida quanto eu: absolutamente nada.

* Claro que eu exagero aqui, mas é para dar maior dramaticidade *risos*

* E eu sempre desconfio de quem diz entender muito de mulher. Muitas vezes a pessoa não entende muito  de seres humanos, em geral! Ou pior ainda, nem entende muito bem de si mesma!

Eu não tenho medo de errar, de quebrar a cara, porque aprendo com meus erros. E com os dos outros também, felizmente. A vida está aí para isso: para ser vivida. Eita clichê bom!

Não sei porque os mais velhos vêm cheios de neuras. Sim, a palavra é essa: neura.

Comentários

Tatiana Machado disse…
Gosto especialmente da idéia de um dos poemas de Shakespeare que diz que:

"After a while (...)
You learn that maturity has more to do with the kinds of experiences you had
And what you have learned from them,
Than how many birthdays you have celebrated."
(Shakespeare)
Bjs
Sirius disse…
Concordo em gênero, número e grau com seu post e com o comentário acima(essa frase há de virar minha marca registrada, creio eu.)
Tempo é algo relativo quando se trata de experiência, eu mesmo acredito saber muito mais do que alguns cretinos de cinquenta e poucos anos que conheci, mas me impressiono com o quanto eu ainda tenho a aprender, e o quanto aprendo com pessoas mais novas e com experiências diferentes de vida, como você mesma. O tempo para o meio ambiente, no entanto, urge; não dá para ficar de braços cruzados esperando soluções mágicas, as gerações futuras podem lembrar de nós como grandes idiotas ou como pessoas que fizeram acontecer e mudaram o rumo da história. A escolha é nossa, e o tempo é... agora.
Se não nós, quem?
Se não agora, quando?

Postagens mais visitadas