Precisa-se de experiência

No sábado, na hora do almoço, passei pelo Largo Treze. Caía uma garoa fina da qual nem mesmo as pessoas com guarda-chuva podiam escapar: por ser muito fina, vento a levava para todas as direções. E pensei o que um Borg diria sobre isso:

- Resistir é inútil.

Afortunadamente, eu estava dentro de um ônibus e só sustentava o papel de quem observa, sem qualquer empirismo. Foi aí que meus olhos esbarraram com uma placa de "precisa-se". Estava num desses prédios cuja porta fica no térreo e as escadas de um corredor estreito te levam ao primeiro andar, onde normalmente há salas comerciais - às vezes um bocado duvidosas, devo acrescentar.

Bom, precisa-se de muita coisa. Costureiras, predreiros, cozinheiras, caseiros, balconistas, motoboys e assim por diante. Todavia, a placa dizia:
"Precisa-se de senhor com experiência"

Aí eu me perguntei: O que seria um senhor com experiência? Um homem sábio, que já viveu muito e sabe muito da vida? Alguém para dar conselhos? E de que experiência se está falando? Apagar pistas, sequestrar velhinhas, consertar chuveiros e rede elétrica, pintar paredes, vender orgãos humanos (estou com a lenda urbana do carro preto na cabeça), cozinhar, empinar pipa?

A experiência é algo tão vasto que seria necessário especificar: experiência em...

As definições que encontrei:

1. algo que se viveu, que se vivenciou; 2. conhecimentos e vivência adquiridos durante anos de trabalho numa área.

Em que área?

E achei também uma outra definição curiosa e cômica no blog de Lino Resende:

"O nome que o homem dá aos enganos que comete"

Sendo assim, um senhor experiente seria aquele que já errou muito? Mas o que é ser alguém "vivido", "experimentado"? Tem coisas que aprendemos por observação e, muitas vezes, pela observação dos erros dos outros, ou seja, pela experiência alheia. Só que o grosso mesmo, acho que temos que sentir na pele, sejam as coisas boas, seja as coisas ruins. O que faz da experiência algo único, pessoal e, muitas vezes, intransferível. E, algumas vezes, algo explosivo.

Mas continuo sem saber qual é a do senhor com experiência...

Comentários

Tatiana Machado disse…
Pois é... o que será que um senhor com experiência significa? Se descobrir, conta para a galera! rs Bjs

Postagens mais visitadas