12 de out de 2012

Menina Fantástica e outras belezuras

- Escolha o seu sonho!

[ou é ele que escolhe você?]

Toda vez que vejo concursos de Misses ou outros como o Menina Fantástica, fico me perguntando se não há outras coisas com as quais se sonhar. Celebrar a beleza feminina padronizada me incomoda um bocado, mas cada um não tem  direito de sonhar com o que quiser?

Quando eu era pequena, o lance era ser Paquita, como se não houvesse mais nada no mundo. E havia. E há! Porque parece que não há mais nada a oferecer do que um corpo e um rosto bonitos. E há! Só que não fica na cara, é preciso atenção, às vezes tempo e mesmo talvez até um certo empenho para se descobrir o que podemos oferecer.

O potencial de uma vida pode acabar escorrendo pelo ralo no comodismo na aparência. Okay, dá trabalho cuidar da aparência, mas dá trabalho fazer outras coisas também. Porque não sonhar em ser médica, dentista, professora, publicitária, engenheira, advogada, jornalista, designer, veterinária, secretária, escritora, cozinheira, piloto, farmacêutica, química, musicista, bombeira, tradutora, arquiteta, estilista, policial, cineasta, editora, costureira, analista de marketing, economista, política, gerente financeira, física, cientista, bióloga, fotógrafa, veterinária, analista de sistemas, fisioterapeuta, psicóloga, psiquiatra... ou mesmo ter o seu próprio negócio?

Será que para ser alguém é preciso contar exclusivamente com a casca e não com o recheio?

Nenhum comentário: