É tudo feito de gente, ora essa!

Eu estava conversando com o Sr. Contador sobre política. Eu lhe perguntei em quem ele ia votar para presidente no segundo turno. Ele não parecia animado. Deu um de seus famosos risinhos nervosos:

- Para mim, sinceramente, tanto faz Dilma ou Serra, acho que é tudo a mesma coisa...

- Mesmo? Eu não acho que sejam a mesma coisa, mas nenhum deles me anima.

- É... Acho que no Brasil temos partidos demais, mas, na hora do "vamo ver" as ideologias não são muito diferentes entre si.

- Ah!

- Mesmo porque - continuou ele - a mídia está mostrando que a corrupção está por toda a parte.

- Sim - concordei - parece que ninguém sai ileso.

- É, Dilma e Serra podem não ser corruptos, mas os partidos são.

Fiquei olhando para ele:

- E os partidos não são feitos de pessoas com suas (faltas de) ideologias e caráter?

Eu sempre fico com o pé atrás quando jogamos responsabilidade para "coisas" e não para as "pessoas" que fazem parte das "coisas". Haja vista a "sociedade": falamos dela como algo distante e da qual não fazemos parte.

Comentários

Postagens mais visitadas