Se a vida é um laboratório, quem são as cobaias?

Ando com alguns nacos de poema na cabeça, deve ser porque comecei a trabalhar Bandeira com meus alunos - embora não tenha lhes apresentado (ainda) meu poema favorito ever. Lembrei de alguns trechos de um poema sobre água: Lição sobre água? Amo o Google:


Lição sobre a água (Antonio Gedeão)

Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.

É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.

Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.

Adoro esse poema (ensino médio? sim, ensino médio!), mas pensei nele porque a palavra química não me sai da cabeça há quase uma semana.

Não estou falando da química da sala de aula, estou falando da química que pode existir entre duas pessoas. Você já se perguntou quantas vezes esbarrou com aquela pessoa? Alguém com quem você tivesse química? Bom, eu conto nos dedos (de uma mão) essas tais pessoas...

E o que faz a química? Bom, as reações químicas dependem de um conjunto de fatores, certo? A química entre duas pessoas é a mesma coisa, mas eu não sei explicar: é mais uma coisa que se sente. Como disse a Dinha por esses dias, é quando tudo simplesmente flui.

Talvez fluidez seja a palavra. Tudo flui com naturalidade. Convivência e conversa fáceis. Afinidades. Empatia. Aquela sensação de que você conhece a pessoa há mais tempo do que realmente conhece...

Olha, nem vou me preocupar muito em explicar: é uma sensação que todo mundo já sentiu pelo menos uma vez na vida. O que fazemos com ela? Bom, vai de cada um. Seja como for, é algo delicioso.

Ouvindo The Park (Feist)

Comentários

renatocinema disse…
Acho que por isso não entendia a matéria na escola......Prefiro a palavra "Química" na sua definição e visão. kkk

Postagens mais visitadas