Círculos e Espirais

Não nos vemos pessoalmente há quanto tempo? Uns seis ou sete anos. Conto a ele algumas coisas por telefone. Vou longe nas minhas pseudo-reflexões sentimentais. E ele nas dele. Lembramos dos velhos tempos. A certa altura, ele me pergunta:

- Por curiosidade: o que um homem tem que ter para você?

Respondo-lhe sem pestanejar.

Ele comenta que só precisa se aperfeiçoar nas duas primeiras coisas que citei.

Várias coisas eu já quis, não quero mais - o que me parece bom, pois desejar a mesma coisa a vida inteira pode ser sinal de que há alguma coisa errada. Se a gente muda, algumas prioridades mudam automaticamente com a gente, não?

Entretanto...

Conversando com  Diva Ruiva e relendo antigos textos meus, me assustei (muitíssimo)  em perceber como certas coisas se mantêm atuais e são recorrentes, apesar das tais mudanças mencionadas. Seriam essas coisas recorrentes cíclicas ou espiralares? Ou os tais temas ditos "universais" da humanidade? 

Jane Austen pode ser um exemplo interessante de atualidade, guardadas as devidas proporções, naturalmente.
 
(Eu desconfio das coisas "universais"...)

Comentários

Dá o que pensar, essa reflexão sobre mudanças, recorrências e universalidade das coisas...
Muito bom o texto. Como sempre.
Abraço grande.

Postagens mais visitadas